terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Bacalhau com Natas

Passou o Natal, mas o Ano Novo está aí batendo na sua porta. Vamos começar a pensar no que vamos servir?
Que tal um bacalhau envolvido num refogado de cebola, com batatas fritas, e natas?
Então bora pra cozinha que vai ser sucesso garantido
Você vai precisar:
1,5 kg de bacalhau
1 kg batatas
500 ml de azeite
01 cebola grande picada em meia lua fina
03 dentes alho picadinhos
farinha de trigo q. b.
01 colher de sopa de manteiga
500 ml de leite
500 ml da água do cozimento do bacalhau
600 ml de nata
sal, pimenta do reino moída
 noz moscada
Modo de fazer: Dessalgue o bacalhau por 36 horas trocando a água por 6 vezes durante esse tempo. Após cozinhe o bacalhau em água. Após retire a pele e as espinhas e parta-o em lascas pequenas. Reserve a água.
Descasque as batatas, lave-as, corte-as em pequenos cubos e cozinhe por 05 minutos na água fervente que cozinhou o bacalhau. Retire da água e escorra, após frite-as no azeite quente, sem deixar alourar. Depois de fritas, escorra-as bem e coloque-as sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
Retire o azeite da panela. Coloque um pouco de azeite limpo e refogue as cebolas  até ficarem translúcidas, acrescente o alho picado e deixe fritar até dourar levemente. Junte as lascas de bacalhau, deixe refogar mais um pouco, e misture depois as batatas e misture para envolve-las.
Molho de bechamel: leve uma panela ao fogo e coloque a manteiga acrescente a farinha e mexa bem; junte, aos poucos, a água da cozedura do bacalhau, mexendo sempre; junte depois o leite e as natas e mexa até borbulhar acrescente a, pimenta do reino moída e a noz moscada. Se necessário retifique o sal.
Misture 2/3 do bechamel no bacalhau, e coloque o bacalhau em uma travessa que possa ir ao forno, previamente untado com azeite.  Coloque azeitonas pretas, cubra com o restante molho. Leve ao forno até dourar bem.

Dica: Se não achar nata pode fazer com creme de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell