quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Frango com Abobrinha e Cogumelos Frescos

E hoje é dia de mais uma Ciranda de Receitas e nessa rodada tenho o prazer de cirandar a Catarina do “Ohh Céus” e suas receitas deliciosas.
Vocês estão ansiosos pela receita né?!
Então bora pra cozinha que a receita de hoje, “ Ohh Céus”, está de babar.

“Eu sou adepta de congelados! Uso o freezer há muitos anos, e sou do tempo que a gente fazia curso para apreender a congelar rsrsrsrsr.
Naturalmente, o congelamento não se aplica a qualquer alimento ou prato pronto, mas para alguns acho simplesmente perfeito!
Este frango foi feito especialmente para congelamento, e é um daqueles que dá muito certo. Se não quiser congelar, simplesmente ignore os passos do congelamento.
Frango com abobrinha e cogumelos frescos
6 coxas e sobrecoxas desossadas (para congelar, não use frango com os ossos)
2 abobrinhas paulista medias
250 g de cogumelos paris frescos
1 cebola branca e 1 cebola roxa
2 dentes de alho
Óleo para dourar o frango e azeite para os legumes
Lave, seque e tempere o frango, sem separar a coxa da sobrecoxa,  com alho, sal e pimenta (eu usei uns temperos da Weber, que trouxe quando fui visitar minha filha:  adorei, aprovados!). Quando vou fritar o frango, não costumo usar nem limão nem vinagre (vez por outra, uso umas gotas de shoyu, mas nesta receita não usei nada).
Lave os cogumelos em agua fria corrente e corte-os em 2 ou 3 pedaços no sentido longitudinal. Há quem diga que não se lava cogumelos, mas eu lavo sim, e se preciso ainda uso uma escovinha macia. Lave as abobrinhas, sem descascar,  e corte-as em 3 ou 4 pedaços. Corte as cebolas em pedaços grandes ou em pétalas, como preferir.
Aqueça o óleo  em uma panela grande que possa acomodar os pedaços de frango um ao lado do outro. Frite bem o frango,  pingando agua de quando em quando (eu alternei agua e vinho branco seco), ate que estejam bem dourados e cozidos. Retire o frango da panela. Despreze o óleo da panela e acrescente ali mesmo o azeite, salteando a abobrinha, a cebola e os cogumelos, sem deixar que cozinhem, mantendo-os crocantes. Acrescente o frango, misturando bem, por uns 3 minutos. Retire da panela, coloque num pirex, e leve a geladeira. Depois de frio, cubra com filme e leve ao freezer (prazo máximo de congelamento de 90 dias).
Antes de consumir, deixe que descongele completamente na geladeira, e aqueça em temperatura alta.
Acrescente cheiro verde apenas na hora de servir, para que fique bem “vivinho”. Sirva com arroz branco e/ou uma salada verde”.
Dica da Catarina: Pode ser feito para consumir fresco.

Ah e não deixem de ver as outras receitas da Ciranda desta semana:





















4 comentários:

  1. A Catarina sabe mesmo do que o povo precisa: receita que fica perfeita para congelar, adorei! A sua ricotese também está na categoria praticidade... quem não gosta de uma receita boa e fácil? Parabéns, meninas :*

    ResponderExcluir
  2. sensacional este frango, pratico e muito saboroso, beijos meninas

    ResponderExcluir
  3. Muito saboroso esse prato e as dicas do congelamento são ótimas!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Interessante como às vezes não pensamos em misturar alguns alimentos e ver como as pessoas fazem suas aquimias é bem bacana.
    Ainda não fui checar a receita que você enviou pra Catarina. Estou chegando...
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell