quarta-feira, 16 de julho de 2014

Costelinha de Porco Assada a Moda Antiga

Há muitos dias estava querendo fazer uma costelinha temperada bem no basicão, sem muito tempero rebuscado, igual a que nossas mães e avós faziam.

Pois é... tenho certeza que você está aí imaginando o sabor, eu também fiquei (tinha muito tempo que não comia assim).

Confesso que relutei em trazer a receita, mas como a cozinha nossa de todo dia sobrevive é assim, imaginei que um pouco de simplicidade não faria mal a ninguém.

O sabor?! Ah, o sabor...

Então bora pra cozinha que hoje tem comida simples assim.



01 fio inteiro de costelinha de porco de +/- 1,300 kg
01 colher de sopa de sal
03 dentes de alho
pimenta do reino a gosto
suco de 01 limão grande

Modo de fazer: Limpe a costelinha, mas não retire a gordura e coloque em uma assadeira com a gordura voltada para cima. Regue com o suco de limão e reserve.

Soque o alho com o sal até obter uma pasta grossa e passe esta pasta por toda a costelinha, moa pimenta do reino por cima e deixe descansar por 2 horas.

Ligue o forno e deixe pré aquecer. Cubra com papel alumínio, abaixe o fogo e coloque a costelinha para o forno até assar (aqui em casa deixei 50 minutos, virando na metade do tempo e mais uns minutos para corar. Pode haver variações no seu forno).

Retire do forno e deixe a carne descansar.

Se gostar sirva com molho de rapadura (eu utilizei) acompanhado de couve refogada e abobora com quiabo.


Dica: Pode fazer um molho com o caldo que sobrou na assadeira. Coe e volte para o fogo para reduzir acrescentando 01 colher de sopa de manteiga.

2 comentários:

  1. Olá Fê, não podemos negar que as receitas de nossas mães e avós eram muito gostosas. O simples tbém encanta e agrada a muitos. Eu adoro uma costelinha assim basicona e boa pra danar hehe. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Fê,
    Hoje estou conseguindo visitar as amigas...
    Carne de porco é extrememante saborosa e vou te contar, não dispensaria nenhum dos complementos que você sugeriu. Comidinha simples, mas saborosa. Precisa mais?
    Bjs.

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell