quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pernil Temperado



Relutei em trazer este pernil. As fotos não ficaram boas (leia-se: a fome era grande, nem com edição salvou), mas ficou tão saboroso, daqueles que a gente começa a comer e fala “... hum... que loucura”, que resolvi ceder.
O tempero foi, sem dúvida nenhuma, a estrela da festa. Só tenho mais uma coisa a dizer sobre este pernil: faça e depois me contem se não é exatamente do jeitinho que estou falando.
Então bora pra cozinha que este pernil você não pode deixar de experimentar.
Você vai precisar:
01 pernil suíno sem osso de +/- 1,500 kg
bacon picado em pedaços médios (não muito grossos) para rechear
100 ml de vinagre de maça
60 ml de azeite extra virgem
01 cebola roxa média
01 pimentão verde maduro pequeno
02 pimentas bode
05 dentes de alho
01 tomate 
sal (usei 02 colheres rasas de sobremesa)
pimenta do reino moída
Modo de fazer: Com auxílio de uma faca, faça furos no pernil e recheie com os pedaços de bacon. Após rechear todo o pernil coloque-o em uma vasilha funda, salpique pimenta do reino moída sobre ele e reserve.
No liquidificador coloque o vinagre, azeite, cebola, pimentas, pimentão, alho, tomate e o sal, bata (vai ficar um liquido grosso), despeje sobre o pernil e deixe marinar por 02 horas antes de levar ao forno, se tiver mais tempo deixe de um dia para o outro na geladeira virando sempre o pernil.
Ligue o forno no máximo e deixe pré aquecer por 10 minutos. Coloque o pernil em uma assadeira jogue a marinada por cima, leve ao forno quente por 30 minutos, virando na metade do tempo. Abaixe o forno no mínimo e deixe até assar (aqui em casa ficou 2 horas no forno).
Pegue o molho que sobrou na assadeira e sem coar, leve ao fogo com uma colher de sopa de manteiga, deixe esquentar e reduzir, sirva em uma molheira.
Sirva o pernil acompanhado de batatas coradas.
Dica: Não coloque papel alumínio.
Coloquei no forno quente primeiro para que o pernil selasse e não perdesse seus sulcos durante o tempo que estivesse no forno.
Verifique o sal do molho para saber se pode ser servido junto com a carne.


3 comentários:

  1. Fê as fotos não ficaram boas???? Menina então por que será que me encheu a boa dágua? Adoro pernil e amei essa mistura do liquificador, não é a toa que ficou bom. Gostei demais. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê, parece muito bom.Ideal para as festas de final de ano.Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Deve de ser mesmo uma delicia, nem quero imaginar o cheirinho :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell