terça-feira, 18 de junho de 2013

Carne Verde e Amarela acompanhada de Farofa de Manteiga Aromatizada com Pimentões

Tem um açougue aqui em Uberlândia que vende uma carne escorrida temperada que é divina, literalmente de comer rezando.

Eu estava delirando de vontade de comer e sábado, para brindar a estréia do Brasil na Copa das Confederações, fiz. Gente ficou um escândalo de tão boa, tanto que não pude esperar e já trouxe um pedaço para vocês.

Então bora pra cozinha preparar?




Para 2 pessoas
01 pedaço de carne escorrida temperada de aproximadamente 500 gramas (pode usar carne de sol)
02 folhas de louro
500 ml de leite
03 dentes de alho inteiros
01 cebola branca em meia lua
½ pimentão amarelo em tiras
½ pimentão verde em tiras
05 colheres de sopa de manteiga
03 colheres de sopa de azeite
50 ml de água
01 e ½ xícara de chá de farinha de mandioca

Modo de fazer: Em uma panela que caiba a carne coloque o leite, louro, alho e a carne, leve ao fogo para ferver. Após levantar fervura deixe até a carne ficar macia (aqui em casa deixei 20 minutos). Desligue e deixe a carne esfriar no leite. Retire os dentes de alho, fatie  reserve.

Em uma panela grossa coloque a manteiga e o azeite, leve ao fogo, assim que derreter coloque a carne e a água, deixe até secar toda a água, assim que começar a fritar marque 05 minutos e vire a carne de lado, mais 5 minutos (se quiser mais torrada deixe mais uns minutos de cada lado). Retire a carne, coloque em uma travessa e mantenha aquecida.

Com a manteiga quente despeje os pimentões, a cebola, e os dentes de alho misture, deixe 01 minuto e retire e jogue por cima da carne.

Escorra um pouco da manteiga que esta na panela (deixe o equivalente a 03 colheres de sopa), volte com a panela para o fogo e acrescente a farinha, coloque sal e pimenta do reino, misture sem parar por 03 minutos.

Sirva a carne acompanhada da farofa de manteiga.

Dica: Chamo de carne escorrida temperada, a carne que é temperada com alho sal e pimentas e deixada de um dia para o outro para escorrer. Não precisa ser dessalgada, o tempero dela é na medida certa.


Pode fazer a mesma receita com carne de sol, neste caso dessalgue primeiro.

8 comentários:

  1. Oi Fê.... que saudades, nossa minha amiga... eu andei sumidinha do meu blog, e por consequencia sumi tb dos vossos, precisava arejar as ideias e para isso nada melhor que fazer uma pausa.. Agora sim estou voltando, ja com mais calma e com tempo para visitar as cozinhas amigas!!

    Olha quem ficou mesmo com vontade de comer rezando um pedaço dessa sua refeiçao fui eu... que delicia, tem um aspeto mesmo maravilhoso, ando com muita vontade de experimentar comer farofa, mas tenho um pouco de receio que o restante pessoal la de casa nao goste...

    Beijocas

    Margarida

    *ahhhh quem sabe a gente nao se encontra pro ano na copa???

    ResponderExcluir
  2. Essa carne está mesmo bem brasileira Fê, adorei essa receita, diferente e com os ingredientes que leva só pode ficar irresistível mesmo. Imagino o aroma e sabor dessa delicia. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Fê essa carne parece deliciosa! Ótima sugestão!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  4. Fê, fiquei curiosa para ver o que era a carne verde e amarela, descobri que era dos pimentões, agora essa carne escorrida eu não conhecia! Não sei se tem por aqui, mas deveria, viu...parece ser muito boa! Toda vez que vejo suas receitas me dá vontade de teletransportar para sua casa #meadota. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Fê. Adorei esta carninha. Bem suculenta que está.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Fê, estou levando a receita! Vou fazer com umas fatias de lombo de porco.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell