quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Plágio Não: A Luta Continua.


E um ano depois...



Em 05 de setembro de 2011 os blogueiros de culinária deram início a uma campanha contra o plágio que muitos de nós somos vítimas. Durante este um ano de discussão muito coisa se falou, outro tanto se discutiu, mais um tanto se viu, algumas até se lamentou, enfim não é de hoje que nos deparamos com o plágio.

Plágio é crime todos sabem ninguém nega, mas porque será que ainda assim vemos tantas ocorrências de plágio?

Ah, é só uma receitinha, é só um fotinha, este é com toda certeza o pensamento de quem comete este CRIME. Sim, é só uma receitinha, é só uma fotinha, mas EU SOU O AUTOR E NÃO VOCÊ. Que falta de respeito é esta que lhe faz pensar que tem o direito de pegá-la e publicar como se sua fosse?

Claro que sabemos que as receitas não são únicas e exclusivas, que a mesma receita pode ser executada de um modo por mim e de outro por você; que a mesma receita pode esta ali, naquele caderninho velho de receitas da família que passou de geração a geração; como pode ter acabado de postada. Afinal receitas são de domínio público, o que se combate não é isto, o que se combate é o fato de alguém copiar de blog (ou site) o post com a receita e (ou) a foto e publicá-la como sendo de sua autoria, este é o crime.

Ora, este post com a receita, esta foto, tem autor e este merece e tem direito a receber os créditos, ainda que não seja o primeiro autor daquela receita, mas é ÚNICO autor daquele post, com aquela receita e aquela foto. É uma questão, para dizer o mínimo, de RESPEITO!

Não podemos deixar que o PLÁGIO e o PLAGIADOR fiquem impunes. Nós, brasileiros, temos o terrível costume de relevar, mas CRIME NÃO É ALGO QUE POSSA SER RELEVADO, TEM QUE SER PUNIDO.

E não se enganem apesar de não ter legislação específica os textos publicados na internet, incluindo os posts e textos publicados em blog, são abrangidos pela lei de direito autorais e os plagiadores estão sujeitos as penalidades prevista na legislação específica e no código penal.

As regras que regem o plágio são tão severas que não permitem que uma pessoa plageie nem um texto produzido por ela, sendo assim, citando o texto ‘Plágio Não’, produzido por Fernanda Dayrell acessado em 05 de setembro de 2012 em http://blogdafedayrell.blogspot.com.br/2011/09/plagio-nao.html:

“...esteja LEGAL, seja ÉTICO, aja com HONRA, tenha CARÁTER e FAÇA VOCÊ MESMODIGA NÃO AO PLÁGIO!”

13 comentários:

  1. Fê, parabéns pelo post! apoiadíssima! bjs, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ficou mto bom seu post e eu super apoio você!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fê...amei...amei...amei...principalmente ESTA PARTE: "Sim, é só uma receitinha, é só uma fotinha, mas EU SOU O AUTOR E NÃO VOCÊ. Que falta de respeito é esta que lhe faz pensar que tem o direito de pegá-la e publicar como se sua fosse?" do jeito como foi dita, parece aquela mãe...aquela avó, repreendendo uma criança mal educada! Amei!!! Bem 10! Um beijo e um queijo, amiga!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê! Ótimo post! Estas pessoas que praticam estes crimes têm que perceber que podem ser punidas por isso e, que além da punição é uma falta de respeito muito grande se apropriar de algo alheio como se fosse seu. Parabéns pelo post.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  5. Assino por baixo... porque quem faz plagio nao sabe (eu falo por mim) o tempo que se perde para fazer um post e arranjar as fotos e ter tudo minimamente apresentavel... perco muitas horas!!

    Beijocas minha amiga!!

    ResponderExcluir
  6. Tens toda a razão Fê, pois temos nós o trabalho de partilhar receitas, colocar fotos e dedicar tempo aos nossos blogues, não é para usurpadores se apoderarem delas!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê, adoro pernil, mas sempre faço assado, agora já tenho outra opção que me parece deliciosa.

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  8. Fê querida, excelente post, nossa já se passou 1 ano e a pouca vergonha continua, infelizmente, e vc disse tudo, o brasileiro tem a triste mania de relevar tudo, e porisso continua existindo pessoas de caráter duvidoso. Excelente. Gostei demais, meus parabéns amiga. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Exceletente post e campanha!!!!!!!!!!!!!!
    Adorei

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post Fê, apoiado!!
    Beijossss
    Ana Claudia

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell