quarta-feira, 11 de julho de 2012

Pastelão de Linguiça e Pimentões Assado


A gente sempre esta na cozinha dos amigos procurando uma receitinha aqui, uma sugestão ali, uma dica nova, um jeito diferente de fazer algo tradicional, e assim aprendemos e compartilhamos nossas cozinhas.

Esta receita foi assim, vi no blog da Sadhia um rocambole de com massa de pastel, achei aquela ideia deliciosamente louca, tinha que experimentar (apesar de não ser a primeira vez que assava massa de pastel frito, como rocambole iria ser a primeira vez).

E com aquela ideia na cabeça foi só soltar a imaginação, assim surgiu este pastelão assado (mudei o nome, pois não consegui fazer como rocambole). Delicioso e uma exelente pedida para o lanche da criançada de férias.

Não segui a receita a risca, apenas o conceito, quem quiser saber a receita clique aqui.

Então bora para cozinha que tenho certeza este pastelão vai te agradar.



01 pacote de massa de pastel para fritar em rolo (de preferência caseira)

Recheio para 03 pastelões

500 gramas de lingüiça defumada fina
1 pimentão vermelho pequeno
1 pimentão amarelo pequeno
01 cebola
03 colheres de sopa de extrato de tomate
03 colheres de sopa de cebolinha verde
02 dentes de alho espremidos
Azeite q.b.
Sal e pimenta do reino moída a gosto
Queijo muçarela ralado grosso q.b.
Óregano seco
Gema de ovo para pincelar

Modo de fazer: Pique as linguiças em rodelas finas e reserve.

No liquidificador coloque os pimentões, a cebola, o extrato de tomate, a cebolinha, acrescente um pouco de água 01 xícara de chá, se achar necessário coloque mais água, bata no modo pulsar deixando os pedaços levemente triturados. Reserve.

Em uma panela coloque o azeite e a lingüiça, deixe fritar um pouco, acrescente o alho, e deixe até o começar a dourar, acrescente o molho triturado no liquidificador, acrescente sal e a pimenta do reino moida, abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficar um molho bem encorpado, grosso, acerte o sal se necessário. Deixe esfriar.

Abra a massa de pastel sem retirar o plástico da parte de baixo, umideça as extremidades da massa para ajudar na hora de fechar,  acrescente um pouco de muçarela ralada e o recheio, enrole com o auxílio do plástico de baixo, como se fosse um rocambole. Com auxílio de um garfo aberte bem as laterais para fechar, passe gema de ovo batida, polvilhe oregano e mais queijo ralado.
Cubra a assadeira com papel alumínio untado com azeite, coloque os pastéis em cima e leve ao forno médio para assar, aqui em casa demorou 35 minutos.
Espere esfriar e sirva.

Dica: Usei massa de pastel para fritar em rolo caseira, aqui compro nas barracas de pastel das feiras livres. Rendem  de 02 a 03 pastelões.

Coloque 01 colher de chá de açucar no molho para equilibrar a acidez. O molho tem que ficar totalmente seco, como na foto abaixo.







12 comentários:

  1. Oi Fê,
    Temos de aproveitar as boas ideias principalmente quando favorecem a saúde.
    O pastelão ficou com linda coloração, apetitoso, é uma ótima sugestão parabéns à Sadhia pela receita e a si pela belíssima preparação.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê. Que delícia este pastelão! Eu experimentei um pastel de massa assado lá no Rio Grande do Sul e achei ótima a idéia. Este seu está de dar água na boca.

    Abraços, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi f~e tudo bem ..querida que bom que vc gostou da forma de fazer o pastel..eu amo também fazer ele assado mas quando eu fazia tipo pastel sabe ficava seco aí inventei de colocar muita coisa dentro tipo rocambolo e ficou molhadinho e gostoso e o seu esta maravilhoso ..parabens pela receita e eu estou aqui banbando ..obrigado por ter feito ..parabens amei estou muito feliz bjus

    ResponderExcluir
  4. Ohhhh Fê que delicia minha amiga... eu nao sei qual a massa que vcs usam aí para fazer pastelao, mas me apreceu a massa tenra... está mesmo nota 10 esse pastelao, amei!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Obrigado amiga pela visitinha... e falando em receita, eu não sou uma excelente cozinheira, mas dô pro gasto! Essa deve ter ficado MARA... Uma das coisas que mais gosto é de comer...

    Sandra
    http://kesartesmanuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo e deve ter ficado muito saboroso beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei começando pelo aumentativo. rsrs A receita é muito boa e acredito que seu recheio e massa devem ter ficado uma delícia. =)

    ResponderExcluir
  8. Fê, sou exatamente igual a você, adoro testar receitas das amigas o tempo todo, eu fiz esse pastelão tb sem enrolar, mas ficou tão feio que não deu para postar, mas o sabor ficou divino..rsrs...
    Beijos
    Ana Claudia

    ResponderExcluir

  9. Achei super diferente e bem bacana... deve ser saborosíssimo!Um super lanche...beijão

    ResponderExcluir
  10. Também gosto muito de experimentar as delicias dazamigas, mas a minha pastinha de receitas está crescendo cada vez mais, e o tempo diminuindo, ficou lindo esse pastelão. E como rende né? Adorei o recheio. Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Adorei o recheio, uma ótima ideia Fê, obrigada! Beijos :*

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell