quinta-feira, 12 de abril de 2012

Arroz com Galinha da Dedega.


Bom, primeiro quero explicar que não apareci por aqui ontem; é que fiquei sem internet o dia todo.

Segundo, estou chegando tarde hoje, pois o defeito da internet só foi regularizado a poucos instantes (rss, modernidade é bom mas quando dá problema nos deixa de pé e mão quebrados, como que podemos nos tornar tão dependentes de uma coisa relativamente nova!)

Para compensar trouxe para vocês um prato que faz muito sucesso aqui nas Minas Gerais, não são todos os lugares que fazem deste jeito (aqui em Uberlândia mesmo não se conhece este prato desta forma), por isto no feriado da Páscoa, que passei com a família em Curvelo minha terra natal e onde este prato é feito com excelência, fiz questão de registrar o passo a passo para vocês.

A minha avó fazia este prato maravilhosamente, mas como atualmente ela não pode mais cozinhar, que fez foi a Dedega, que sempre trabalhou na casa da vovó e aprendeu muito bem com ela (a Dedega foi minha babá e esta na nossa casa a muitos anos, pessoa muito querida, da família).

Então bora pra cozinha que hoje vocês vão experimentar um prato típico das cozinhas mineiras que vai fazer vocês cometerem o pecado da gula.




1,5 Kg de arroz de segunda
02 galinhas caipiras refogados (pode ser frango)
Óleo
400 gramas de azeitona verde inteiras
01 kg de cebolas roxas picada pequena
01 maço de cheiro verde picado
01 maço de salsinha picada
03 pimentões vermelhos picado pequeno
1,5 kg de tomates bem maduros picado pequeno
½ kg de ervilha fresca (ou 01 lata grande de ervilhas)
01 lata grande de massa de tomate
01 vidro de molho inglês
3 pimentões (verde, vermelo e amarelo) picados pequeno
01 tabelte de caldo de galinha
Sal e pimenta a gosto
alho
Corante de urucum

Modo de fazer: Pique o frango, retire a gordura da galinha e reserve, tempere a gosto. Em uma panela coloque óleo, 02 dentes de alho espremidos e 01 colher de sobremesa rasa de corante de urucum, refogue a galinha e deixe cozinhar, se necessário pode colocar na pressão. Deixe com bastante caldo. Reserve.

Pegue duas panelas divida a gordura da galinha e frite (se não for suficiente acrescente óleo). E uma das panelas coloque metade da cebola, deixe refogar, metade do tomate, metade das azeitonas, metade da ervilha, metade do molho inglês, metade da massa de tomate, sal e pimenta a gosto, o tablete de caldo de galinha, coloque água e deixe cozinhar para fazer um molho, mais ou menos 30 minutos.

Na outra panela refogue a outra metade dos ingredientes, 01 colher de chá de colorau, e o arroz, refogue bem, acrescente os pés, pescoço, costela da galinha junto com o arroz, coloque sal e cozinhe usando metade do caldo do frango e metade do molho que preparou. Se necessário coloque água.

(Neste ponto você tem duas opções: ir colocando os pedaços de galinha no arroz e misturando (e neste caso usa todo o caldo do frango para cozinhar o arroz e utiliza todo o molho vermelhor também) enquanto ele cozinha, para servir tudo junto. Ou cozinhar o arroz com metade do molho e metado co caldo da galinha para servir com a galinha, e o molho separados (eu prefiro desta forma, apesar da receita original ser tudo junto)).

Quando estiver quase seco o arroz, jogar por cima o pimentão, metade da cebolinha verde e salsinha, e deixar terminar de secar. A outra metade da cebolinha e da salsa colocar na galinha.

Sirva quente. Para servir coloque o arroz com a galinha e o molho de  tomate (apimentado).

Servir acompanhado de salada de alface e tomatão em rodelas.

Dica: Se optar por servir separado, na metade do molho de tomate que sobrou colocar bastante pimenta.

O arroz, por ser de segunda, fica mais empapado, mas é esta a intenção mesmo. Quando colocar o arroz na travessa enfeitar com pimenta biquinho.


Olhem a Bá iniciando a preparação do prato.



Dedega, que fez este prato maravilhoso.


6 comentários:

  1. amiga..eu amo esse prato..rssss..conheço sua terra(curvêlo)bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iliane, que legal, já morou por lá?
      Este prato é mesmo muito bom.
      Bjo

      Excluir
  2. Ah! que fofa a Dedega, linda sorridente, deve ser uma pessoa do bem.
    Que delícia ficou seu arroz com galinha, aqui chamo de Galinhada, e sempre faço quando reune a família pra jogar um baralho ou outra reunião.
    Adorei tudo aqui.
    Queria uma Dedega pra mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vice, realmente ela é ótima.
      Na hora que estava fazendo o poste me lembrei que vc já havia dito uma vez que ai na sua terra era chamado de galinhada. Aqui em Uberlândia, galinha é diferente.
      Bjo

      Excluir
  3. Verdinha de inveja Fê (no bom sentido) quem mandou eu nascer em Portugal e amar o Brasil??? Nossa delicia ... aposto que fazendo com frango nao tem o mesmo sabor que sendo com galinha caipira... que gostoso!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida realmente não fica o mesmo sabor, mas também fica muito bom. Uma pena ai não ter para vc poder experimentar.
      Bjo

      Excluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell