terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Língua ao Molho de Vinho Tinto e Limão

Bom, que eu sou chegada em uma carne diferente e até exótica isto vocês já sabem, mas já tinha um tempinho que não aparecia na minha cozinha.

Percebendo isto, corri para corrigir meu erro e tinha em casa língua de boi (pois é, isto mesmo, você entendeu direito, língua de boi!), esta parte do boi na maioria das vezes desprezada é uma verdadeira iguaria e eu modéstia a parte a preparo muito bem.

Optei fazê-la com um molho de vinho tinto e limão, o toque do limão deixou o molho com um sabor surpreendente, refrescante e este molho vai voltar aqui muitas vezes.

Então bora para cozinha que hoje vamos comer uma língua ao molho de vinho e limão que vai deixar você viciada neste sabor.



01 língua de boi limpa
mix de tempero caseiro (sal alho e pimenta)
05 dentes de alho
01 colher de chá de colorau
óleo
1/2 cebola média ralada

Para o molho de Vinho Tinto e Limão

01 cebola ralada
02 colheres de sopa de manteiga
01 colher de sopa de farinha de trigo
01 copo de vinho tinto
01 copo de caldo de carne (usei o caldo do cozimento da língua
01 folha de louro
01 pimenta de cheiro picadinha
01 limão lavado em rodelas finas
sal q.b.

Modo de fazer: Tempere a língua já limpa com o mix de tempero caseiro, faça 05 furos com a faca na língua e introduza os dentes de alho, deixe descansar por 02 horas.

Em uma panela de pressão coloque o óleo (03 colheres de sopa) e a cebola ralada, deixe refogar, quando a cebola estiver transparente coloque o colorau, misture e refogue a língua por 10 minutos, mexendo sempre, acrescente água suficiente para cobrir, tampe a panela e deixe cozinhar (aqui em casa demorou 40 minutos após dar pressão, mas é bom verificar com 30 minutos). Após cozida reserve.

Em outra panela coloque a manteiga e deixe derreter, coloque a cebola quando a cebola estiver transparente, acrescente a farinha de trigo, misture (atenção para não formar grumos), deixe dar cor e acrescente o vinho aos poucos e o caldo da carne, acrescente o louro e a pimenta, corrija o sal se necessário. Abaixe o fogo e deixe ferver por 15 minutos. Após este tempo, coloque as rodelas de limão, desligue imediatamente e tampe.

Sirva a língua com o molho de vinho tinto e limão por cima e rodelas de limão.

Dica: Se você não comprar a língua já limpa, pode limpá-la em casa, pois ela vem coberta por uma casca grossa. Faça assim, em uma panela de pressão coloque a língua (sem nenhum tempero) água suficiente para cobrir e 01 xícara de chá de vinagre, após dar pressão marque 20 minutos e desligue. Retire a pressão, retire a língua da panela e deixe ficar morna com auxílio de uma faca afiada, vá tirando a casca, que vai estar praticamente solta pela ação do vinagre. Comprei a língua já limpa, por isto não vou dar o passo-a-passo para limpá-la mas prometo que de uma próxima vez mostro como se faz.

14 comentários:

  1. FÊ QUERIDA,
    DESCULPE-ME A MINHA FALHA, JÁ FUI LÁ NA SUA POSTAGEM DA CARNE DE PORCO. NO FINAL DE SEMANA EU QUASE NÃO ENTRO NA NET, ENTÃO NÃO VI O SEU POST E ONTEM O MEU DIA FOI CHEIO, NÃO DEU TEMPO DE PASSAR POR AQUI.
    TEMOS ALGUM EM COMUM A CARNE DE PORCO E CARNES EXÓTICAS, SOU CHEGADA A UMA LÍNGUA TBM, RSRS, E BEM FEITINHA ASSIM MELHOR AINDA!
    FICOU LINDO O SEU PRATO!
    BJS..♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea que isto não precisa se desculpar eu também quase não entro na net no final de semana. Pois é menina estamos descobrindo vária coisas em comum, temos que marcar um encontro de delícias.
      bjo

      Excluir
  2. Nossa Fê lá está uma coisa que eu nunca comi... mas fiquei curiosa e confesso que esse seu molho me deixou Ko!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida, pode experimentar eu garanto que vc vai adorar,e o molho é maravilhoso.
      Bjo

      Excluir
  3. Adoro lingua e esta ficou mesmo ao meu agrado,a dorei!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth é bom mesmo né?! Também gosto muito.
      Bjo

      Excluir
  4. Oi Fê, adoro fazer molhos com vinho, acho que deve ter dado um toque todo especial. Uma ótima semana! Bjs, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nane então não deixe de experimentar este é de longe o melhor que já comi, o toque de limão fez diferença.
      Bjo

      Excluir
  5. Fê ficou lindo esse prato, tenho um episódio na minha vida em relação a lingua de boi muito hilária, me fez lembrar meu saudoso e amado pai. Ficou muito lindo seu prato com esse molho de vinho tinto, deve ter ficado o máximo. Gostei muito...bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy fiquei feliz em saber que minha comida lhe trouxe boas e engraçadas lembranças.
      Ah e não deixe de experimentar este molho ficou divino.
      Bjo

      Excluir
  6. Oi Fernanda, peguei seu endereço no compartilhamento do face com o Dim Gott;Parabéns pelo Blog.
    Peguei a dica de como limpar a lingua de boi e a receita do molho....


    cassiohorta@blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. amo lingua delicia faço ela na grill depois de limpa corto a parte mais grossa ela bem assada tem o mesmo gosto do cupim nao vejo diferença experimente vcs vao amar beijos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Hoje tem língua em casa, louca para experimentar esse molho...

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell