quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Camarão Dourado na Moranga

Olá, como foi o carnaval de vocês? O meu foi ótimo, pena que acabou tão rápido, agora só me resta esperar pelo próximo (kkk).

Hoje é quarta feira de cinzas, início da quaresma.

Para quem não sabe, a quaresma tem seu início hoje e seu término ocorre na Sexta Feira Santa. O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascoal, que termina no Domingo de Páscoa.

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a festa da Páscoa, durante este período, os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática da oração, da penitência e da caridade. (fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Quaresma)

Fui criada na tradicional família mineira, católica de berço, com tias-avós irmãs de caridade; e que sempre esteve presente e participando ativamente, até hoje, das tradicionais festas católicas existentes em Curvelo/MG (minha terra natal).

Em razão disto a época da quaresma é para mim de oração, penitência e jejum e definitivamente seguimos a tradição de não comer carne no dia de hoje, eu a bem da verdade não como carne a quaresma toda.

Em razão disto hoje estou postando mais tarde, pois estou trazendo para vocês o que comemos no almoço, um camarão na moranga que vou contar um estória, vale a pena fazer em qualquer época do ano.

Então bora pra cozinha que ainda da tempo de você experimentar esta delícia no jantar.


01 abóbora moranga média
óleo para untar a abóbora
sal e pimenta do reino a gosto

Molho de camarão dourado:

750 gramas de filé de camarão
01 e 1/2 colher de suco de cebola
01 e 1/2 xícara de suco de laranja
01 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
01 colher de chá de sal
01 colher de chá de açúcar
01 colher de sopa de mostarda
03 colheres de sopa de manteiga
02 colheres de sopa de cebolinha picada finamente
200 gramas de requeijão cremoso

Modo de fazer: Lave bem a abóbora moranga, com uma faca grande e afiada corte ao redor do cabo uma 'tampa' retire e reserve a tampa. Retire toda a semente da abóbora e um pouco da polpa. Passe óleo na casa da abóbora untando-a bem, inclusive a 'tampa'. 

Em uma vasilha que possa ir ao forno, coloque água até a metade e coloque a abóbora com a 'tampa' no lugar, cubra com papel alumínio e leve ao forno alto até a abóbora ficar 'al dente' (aqui em casa demorou 50 minutos, mas verifique a consistência com 30 minutos de forno.

Assim que a abóbora estiver no ponto retire do forno, escorra toda  água que estava no fundo da vasilha. Com auxílio de um colher solte a polpa da abóbora (deixando apenas o equivalente a 2 dedos nas casca), não retire a polpa de dentro da abóbora. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Em uma panela coloque a manteiga, o suco de cebola e o açúcar. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até formar um caramelo. Acrescente os camarões, o sal a mostarda e a farinha de trigo. Misture bem e refogue por 2 minutos. Acrescente, cuidadosamente, o suco de laranja, mexendo sempre. Deixe cozinhar até ferver e o caldo engrossar ligeiramente, polvilhe a cebolinha, desligue e reserve.

Montagem: No fundo da abóbora coloque metade do requeijão cremoso, acrescente o molho de camarão dourado e a outra metade do requeijão, coloque a 'tampa' e leve ao forno médio por 20 minutos, coberta com papel alumínio.

Dica: Não deixe a abóbora cozinha muito pois ela vai retornar ao forno com o molho de camarão, eu deixo ela 'al dente' para que possa terminar de cozinhar com o molho.

Para fazer o suco de cebola, passe no processador 1/2 cebola média e depois passe pela peneira. 


6 comentários:

  1. que delicia..eu amo camarão na moranga..é muito bom mesmo..amei a sua receita..bjo

    ResponderExcluir
  2. Que passo a passo excelente Fê,adoro camarão na moranga, e acredito que ficou excelente, só pelo seu capricho, receita e ingredientes ficou ótimo. Adorei. Bjos

    ResponderExcluir
  3. excelente amiga bela opção deve ser uma delicia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida Fê,
    Eu também tento viver a quaresma da melhor forma possível. Principalmente no meu interior,tentando ser sempre uma pessoa melhor.
    Adorei sua sugestão , vou aproveitar nessa época tão propícia.
    Bj e uma santa quaresma pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Deve de ser uma delicia!!!
    Ficou com um aspecto fantastico =)
    Beijinhos

    http://fumonapanela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de sugestão!
    Adorei o aspecto, é mesmo a meu gosto.

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell