segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Plágio Não!


Caso você não saiba o PLÁGIO É CRIME, é crime porque viola os direitos autorais do autor, e os textos publicados na internet são sim protegidos pela  Lei 9.610/1998.

Entretanto o Plágio não é apenas crime, é antes de tudo uma infração a ética, a moral, a honra, uma falha de caráter.

É lamentável observar o quanto é fácil produzir um texto violando os direitos autorais de alguém, presenciamos todos os dias verdadeiros furtos intelectuais serem publicados. E atualmente chegamos ao absurdo da banalização do plágio, pois até o que é plagiado é copiado por outro, ou seja o plágio do plágio.

E o mais lamentável é  perceber que  existam pessoas não saibam até hoje o que é ser ético, ter honra, ter moral e que não tenham qualquer escrúpulo em selecionar copiar textos inteiros ou trechos que pertencem a outra pessoa, e colocam no seu blog como se seu fosse. Pouco se importado com os verdadeiros autores e o que é pior com as conseqüências de seus atos criminosos.

Atos criminosos sim, pois além do ilícito civil, que viola os direitos da personalidade do autor, o plágio é crime previsto no art. 184 do Código Penal Brasileiro. E para aumentar ainda mais a lista, alia-se a estes, a infração ética e reprovação moral a que se sujeita todo aquele que pratica plágio.

A ética e a honradez que esperamos de todo indivíduo, detentor de direito e deveres, passa necessariamente pelo respeito ao texto alheio. Postar textos sim, mas com base na ética e na lisura, sem roubo ou violação do texto de quem quer que seja, é mais que uma obrigação é um dever imposto a qualquer pessoa que se propõe a criar e escrever um blog.

Portanto esteja LEGAL, seja ÉTICO, aja com HONRA, tenha CARÁTER e FAÇA VOCÊ MESMODIGA NÃO AO PLÁGIO!


10 comentários:

  1. Fê, tá vendo como teu texto ficou show! Adorei, parabéns querida
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê! Parabéns pelo texto! Nota 10. Bjkas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, oi Ana Paula, que bom que gostaram, depois que li os outros passei a achar ele muito técnico, mas esta transmitido a mensagem principal.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê!! Não conhecia seu blog e vim aqui ler seu texto!! Super bem feito! Parabéns ! beijos Tereza

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Teresa, que bom que veio conhecer minha cozinha, adorei a visita, volte quantas vezes quiser.
    Fico feliz que tenha gostado do texto, pela repercussão do movimento acho que estamos alcançando o objetivo.
    bjo
    Fê Dayrell

    ResponderExcluir
  6. Ôpa! Passando eu aqui também. Posso puxar a cadeira e sentar? Sabe como é né? Me sinto melhor na cozinha que na sala. :o)

    Fê... parabéns pelo recado dado! Direta e reta no assunto. Sem rodeios. Adorei! O importante é mostrar que a gente se diverte por aqui, mas que não estamos pra brincadeira. Se não tem criatividade, não faça. Ou... como eu costumo dizer... "quem sabe faz, quem não sabe paga". Então... se não sabe fazer, me paga que ue faço pra vc. Só não roube o que eu fiz e tome como seu. Não é mesmo?
    Sucesso enorme pra você viu!?
    Abração!
    Túlio

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, muito bacana mesmo!
    Adorei o espaço, e assim como o Túlio vou pegar um banquinho e sentar nessa cozinha vez por outra pra bater papo! =)
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Tereza, oi Túlio, oi D. Stgrudel, estejam a vontade, puxem seu banquinho e se axeguem na minha cozinha, vai um cafezinho?
    Obrigada pela visita e voltem sempre que desejarem.
    Pois é acho que nosso movimento ganhou força, a adesão foi muito boa e todo mundo vestiu a camisa.
    Bjo grande para vocês.

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell