quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Biscoito de Fúba de Canjica da Minha Avó


Ontem passeando pelas cozinhas dos vários blogs que sigo, li muito a respeito das 'confort food', aquelas comidas que alimentam a alma, confortam o coração, que nos fazem lembrar dos sabores e cheiros da infância. Nossa como tenho destas comidas, principalmente aquelas feitas pela minha amada Vozinha Lourdes.
Fiquei super nostálgica, e olhando algumas fotos me esbarrei na foto de um biscoito que minha Vó fazia muito (ela não faz mais pois atualmente a idade não  lhe permite), e na hora o sabor do biscoito me veio a boca, fechava os olhos e tinha a sensação que estava mordendo-o. Agora neste momento escrevendo este texto estou salivando. Bom deixa de conversa e vamos a receita do biscoito da minha vó. 
Ah esclareço que não arrisquei fazer a receita, pois como dizem na minha terra sou péssima 'biscoitera'. A foto abaixo é a do biscoito que minha avó fez (a qualidade da foto ficou péssima, rss).
Você vai precisar:
01 copo (americano) de fécula de mandioca;
01 copo (americano) de fubá de canjica
01 copo (americano, menos um dedo) de óleo
07 ovos
sal a gosto.
Modo de fazer: Eu uma gamela misture, com uma colher de pau, todos os ingredientes, exceto os ovos. Em seguida colocar os ovos um a um, mexendo sempre. A massa vai ficar com ponto mole,  ai você unta a mão com óleo e enrole os biscoitos como se fizesse um cordão grande, corte o pedaço do tamanho que quiser e dar forma (minha avó corta e faz uma meia lua). Leve para assar em forno médio por 30 minutos. Depois que corar, diminua a temperatura do forno (forno brando, no dizer da minha avó), deixe mais 15 minutos.

4 comentários:

  1. Olá Fê, vim retribuir sua visita ao meu cantinho e vim conhecer o seu, estou gostando muito dele, já dei uma passeada por aqui e vou voltar mais vezes, obrigada pelas palavras carinhosas, e vou acompanhar seus posts. Volte sempre à minha cozinha será muito bem vinda...bjokas

    ResponderExcluir
  2. Oi Josy, obrigada pela visita, pode deixar que voltar na sua cozinha para mais visitas. Fico feliz que tenha gostado da minha cozinha.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Ola...sou Lena,amei ver essa (trenhada) ai não é assim que nos mineiros falamos??então!O dificil aki é eu encontar o fubá de canjica ,mas eu sei fazer e adoro..quem salivou , fui eu agora
    moro em S. Paulo
    beijos

    Tenho um primo que mora ai Alessandro..Alcantara ve se o conhece ai..beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Lena, que bom que gostou da receita, é muito bom, né. Realmente alguns lugares é mais difícil a gente encontrar este produtos tradicionais mineiros, mas qdo quiser mande sinal de chuva que envio pelo correio para você.
    Não conheço seu primo, mas vou procurar saber.
    Bjo

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell