terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coalhada Caseira

Meu marido adora coalhada, então aprendi com a minha comadre, Sil, a fazer esta coalhada caseira. No dia que fui fazer a primeira vez não tinha a 'isca', então resolvi tentar fazer usando um potinho de coalhada que comprei no super mercado e deu certo. Este final de semana eu fiz novamente e tirei foto para postar a receita para vocês.

01 litro de leite
01 pote de coalhada de 200ml (comprada no super mercado)

Modo de fazer: Ferver o leite. Depois de fervido deixar amornar (o morno que uso é quando em contato com a palma da mão sinto que ainda esta quente, mas não queima). Retirar a nata, se houver. Despejar o pote de coalhada e bater no liquidificador. Colocar nas vasilhas.
Pegar uma assadeira, cobrir com uma tolha de mesa, colocar as vasilhas com as coalhadas cobrir com a toalha, colocar ao forno, desligado, para coalhar. Tempo +/- 5 horas.

Dica: Eu costumo aquecer o forno por 8 minutos, desligar e colocar a assadeira com as coalhadas dentro, para andar mais rápido, ou quando o dia esta frio.
Pode servir com geleia, granola, linhaça ou apenas colocar açúcar. 

11 comentários:

  1. Oi Fê, voltei para retribuir a visitinha no meu blog. Ando ausente nos meus blogs amigos, devido a falta de tempo, mas estou te seguindo também. Adorei sua cozinha e volte sempre à minha. Ótima semana! Beijos

    Alessandra Macedo

    ResponderExcluir
  2. Fê, coalhada é tão gostoso, com esse calorzinho que pintou dá uma vontade de comer com frutas picadas e granola. Adorei a sugestão.
    Pude ler que vc estava tendo problemas com o blog. Não sei se vc tem Facebbok, mas a Tati, do Panelaterapia criou um grupo fechado somente para convidados lá. Lá é um espaço para ajudas, dicas, soluções técnicas, enfim, tudo que os blogueiros de culinária precisam saber...só não falamos de comoida, tá?rsrrs
    Se quiser, passa lá no meu blog e me adiciona como sua amiga no FB e eu te incluo no grupo (como eu falei, é só para convidados). bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Alessandra, muito obrigada pela visita, pode deixar que sempre vou voltar a sua cozinha. bjs
    Fê Dayrell

    ResponderExcluir
  4. Sandra, obrigada pela visita e pela dica vou entrar agora e add vc, este grupo com certeza vai me ajudar bastante.
    Bjo
    Fê Dayrell

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tb adoro coalhada...e nunca fiz em casa. Que bom que ensinou...=)
    Um bejim grande!

    ResponderExcluir
  6. Amehlia e esta receita é ótima, vale a pena fazer.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Humm, adoro coalhada. Fiz uma vez uma receita tão complicada que desanimei de tentar de novo. Gostei das dicas das frutinhas, geralmente como só com pão...
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Pois é Tatiane esta receita é super fácil, e fica muito boa. Experimente depois.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá Fê, vi você lá no Blogs de Gastronomia e vim te conhecer.
    Sabe, meu marido também adora coalhada e eu faço para ele assim como você está ensinando, fica perfeita e muito gostosa!

    Gostei da forma como você completou o logo do Plágio e queria pedir sua permissão para postar assim também (ao estilo da Gordita...rs), tudo bem?

    Aproveito para te convidar a conhecer o meu cantinho também, ok?!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  10. Rachel tudo bem? Permissão concedidíssima para colocar a postagem do plágio igual a minha.

    Realmente a coalhada é muito boa, né?!
    Depois passo na sua cozinha.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. ola boa tarde, eu fiz a receita so que a minha nao coalhou. O que posso ter feito de errado? ficou parecendo um iorgute mesmo.

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell